"No mês de Outubro em Belém do Pará..." esta frase do samba enredo da Viradouro, Escola de Samba carioca já resume o espetáculo grandioso de fé e cultura que acontece em nosso estado. São dias de muita fé, mas também de cores, sons, cheiros, movimentos e sabores que só nossa terra tem.
Nem bem termina um círio logo se iniciam os preparativos para o próximo.
Belém se torna a "Casa da Fé do Brasil", recebe de braços abertos a todos/as brasileiros/as e também pessoas de outras nacionalidades. Todos com algo em comum a FÉ, a mesma fé que move milhões de pessoas no 2º domingo do mês num caminho que como dizem é uma verdadeira "Cobra Grande", levando consigo seus pedidos e suas realizações em forma de promessas, não há cansaço ou sede que faça o rio parar, pois como disse o grande poeta "Esse rio é minha rua".
Ah! quem me dera se o ano inteiro podessemos sentir o cheiro da maniçoba cozendo, o gosto do pato-no-tucupi, o carimbó tocado e dançado em todo lugar sem esquecer do nosso açaí.
"Isso é Belém, isso é Pará, isso é Brasil..."
E viva a fé da Cultura Paraense.
Desejo a todos/as nós belemenses, paraenses, amazônidas, brasileiros e brasileiras um abençoado Círio de Nossa Senhora de Nazaré.